FALANDO SOBRE CORES:

entenda o que é CMYK, RGB e Pantone

A cor é um fator muito importante para quase tudo na vida, seja na industria da moda, na tecnologia ou na comunicação visual.

Qual padrão é melhor: RGB, PANTONE ou CMYK? Na verdade, não existe um ganhador. Todos são importantes e tem um uso adequado. Saber o que são os padrões de cor RGB, Pantone e CMYK o ajudará a obter resultados no meio digital e impresso conforme o planejado.

Se você é novo ou velho no mundo do design e impressos gráficos, com certeza já ouviu falar de cada um desses termos. Mas o que são, o que significam, onde cada um é aplicado com melhores resultados e mais, nós vamos te contar por aqui! ; D

O que são? Bom, os três são sistemas de cores – algo simples, né? Mais ou menos. Um sistema de cores compreende todo um leque de, bem, cores – mas as formas como cada um funciona é diferente do outro, e cada qual tem sua aplicação correta. Então vamos direto às diferenças entre cada um!

O que são os padrões de cores RGB, CMYK e Pantone?

RGB
Começando pelo 
RGB – sigla para Red, Green and Blue (Vermelho, Verde e Azul). O sistema RGB é bem comum nas telas de todos os tipos, de televisores antigos, até smartphones. As cores são sempre uma combinação entre um valor de aplicação de cada uma delas no tom em questão, funcionando em uma escala de 0 a 255. Essa possibilidade de espectro de cores é maior do que o do sistema CMYK, mas menor do que a vista na escala Pantone. O esquema RGB é o padrão para aplicações em peças digitais, como vai ver nos editores e programas gráficos em geral. Mas atenção: se você estiver fazendo um projeto para impressão, o sistema correto a ser usado é o CMYK!

CMYK
Então vamos direto para o
 CMYK – sigla para Cyan, Magenta, Yellow and Black (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto). Esse outro sistema de espectro de cores é o padrão nas gráficas, impressoras, e tudo o mais que possa imprimir a sua arte e trazê-la para o mundo físico. Funciona da mesma forma, com combinações entre suas cores, embora para se conseguir alguns resultados, a escala Pantone pode entrar em cena para dar uma forcinha.

Qual é a diferença entre RGB e CMYK? Por que cores na tela ficam diferentes de cores impressas?

Exatamente pela diferença de padrão, é difícil reproduzir fielmente as cores da tela no mundo impresso. Alguns programas gráficos utilizam filtros e perfis de cores a fim de mostrar no monitor a imagem exatamente como será impressa.

PANTONE

Pois bem! A Escala Pantone, famosa não só no meio da comunicação visual ou da indústria gráfica, mas em literalmente todo tipo de área, como a da moda, por exemplo, ela se aplica a muitas outras finalidades, e por isso, é a mais completa e abrangente dentre os três esquemas de cores. Esse sistema de cores foi criado pela empresa Pantone LLC, em Nova Jérsei, EUA, e é oficialmente chamado de Pantone Matching System, PMC, ou Sistema de Combinações Pantone. Dentre todos os métodos citados, é o que produz as cores mais vivas e fiéis, e possui cada um de seus tons catálogo com um determinado número para identificação. Por ser um esquema extremamente completo e eficiente de cores, sua precisão dita tendências visuais por todo o mercado.

COMO MUDAR PADRÃO DE COR NO PHOTOSHOP?

  1. Menu “File” (Arquivo) > “New” (Novo);
    Ou siga o atalho “⌘ + N” (macOS) ou “Control + N” (Windows);
  2. Escolha o formato que deseja, o padrão de cor e clique em “Create” (Criar).


    Caso o arquivo de imagem já esteja aberto ou queira apenas checar ou converter uma imagem:

    1. Menu “Image” (Imagem) > Mode (Modo);
    2. Selecione RGB, CMYK ou demais padrões.

COMO MUDAR PADRÃO DE COR NO ILLUSTRATOR?

  1. Menu “File” (Arquivo) > “New” (Novo);
  2. Selecione o formato do projeto;
  3. Clique em “Advanced Options” (Opções Avançadas);
  4. Selecione RGB ou CMYK.